Meros desconhecidos

by

Nas eleições municipais de outubro, cerca de 11 milhões de fluminenses irão às urnas escolher seus representantes pelos próximos quatro anos. Estima-se que 15 mil pessoas lutarão por cargos de vereador nas 92 câmaras municipais espalhadas pelo Estado do Rio de Janeiro. Nada mais democrático do que o direito ao voto, independentemente de sexo, raça e condição financeira – marcas das eleições do passado.

Mas, de acordo com o jornalista e professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, Chico Otávio, as eleições proporcionais não são levadas a sério pela sociedade.(http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1381&sid=13) O fato é que a maioria das pessoas não lembra em quem votou para vereador ou deputado nas últimas eleições. O que se comprova pelo quase insignificante número de acessos às informações dos parlamentares do Rio no site www.transparenciabrasil.org.br. Desde que o portal foi criado, em 2000, os políticos cariocas que exercem cargos eletivos tiveram apenas 504.521 visitas. O que representa aproximadamente 5% dos eleitores do estado.

No site, as pessoas podem consultar a assiduidade em plenário e os bens declarados à Justiça Federal, entre outros dados relevantes relacionados à vida política dos senadores, deputados e vereadores. Um ranking com os políticos mais procurados também pode ser encontrado. E os números relacionados aos candidatos à prefeitura do Rio chamam atenção.

Quem encabeça a lista com 80 mil acessos é o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ), seguido do também deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), que possui 47 mil visitas. O vereador Paulo Ramos (PDT-RJ) passa quase despercebido pelos eleitores. Suas informações foram procuradas apenas 60 vezes. Confira a lista completa no link http://www.excelencias.org.br/@casa.php?cs=19.

A pouco mais de quatro meses para a “festa da democracia” as estatísticas mostram que a maioria dos eleitores não está bem preparada para escolher os novos representantes.

Marcelo Brüzzi

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: