Meros desconhecidos

by

Nas eleições municipais de outubro, cerca de 11 milhões de fluminenses irão às urnas escolher seus representantes pelos próximos quatro anos. Estima-se que 15 mil pessoas lutarão por cargos de vereador nas 92 câmaras municipais espalhadas pelo Estado do Rio de Janeiro. Nada mais democrático do que o direito ao voto, independentemente de sexo, raça e condição financeira – marcas das eleições do passado.

Mas, de acordo com o jornalista e professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, Chico Otávio, as eleições proporcionais não são levadas a sério pela sociedade.(http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1381&sid=13) O fato é que a maioria das pessoas não lembra em quem votou para vereador ou deputado nas últimas eleições. O que se comprova pelo quase insignificante número de acessos às informações dos parlamentares do Rio no site www.transparenciabrasil.org.br. Desde que o portal foi criado, em 2000, os políticos cariocas que exercem cargos eletivos tiveram apenas 504.521 visitas. O que representa aproximadamente 5% dos eleitores do estado.

No site, as pessoas podem consultar a assiduidade em plenário e os bens declarados à Justiça Federal, entre outros dados relevantes relacionados à vida política dos senadores, deputados e vereadores. Um ranking com os políticos mais procurados também pode ser encontrado. E os números relacionados aos candidatos à prefeitura do Rio chamam atenção.

Quem encabeça a lista com 80 mil acessos é o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ), seguido do também deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), que possui 47 mil visitas. O vereador Paulo Ramos (PDT-RJ) passa quase despercebido pelos eleitores. Suas informações foram procuradas apenas 60 vezes. Confira a lista completa no link http://www.excelencias.org.br/@casa.php?cs=19.

A pouco mais de quatro meses para a “festa da democracia” as estatísticas mostram que a maioria dos eleitores não está bem preparada para escolher os novos representantes.

Marcelo Brüzzi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: