INFIDELIDADE IDEOLÓGICA

by

 

Dos pré-candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro, apenas três pertencem a um mesmo partido desde que ingressaram na política. O deputado estadual Alessandro Molon se filiou ao Partido dos Trabalhadores em 2001. Hoje, ele cumpre seu segundo mandato pelo partido, e é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj. Atual secretária de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Município de Niterói, Jandira Feghali entrou para o Partido Comunista do Brasil em 1981, e nunca mais saiu. E o deputado estadual Paulo Ramos tem 23 anos de história no Partido Democrático Trabalhista.  

De acordo com a socióloga e jornalista Teresa Leonel, o troca-troca de partidos faz parte do jogo político.  “O jogo é complexo porque são muitos egos a serem administrados e poucos espaços para alocar tanto narcisismo”, afirma em seu blog. (http://teresaleonel.blogspot.com/2007/10/por-que-os-polticos-mudam-de-partidos.html ) “Conquistado o poder, os interesses mudam. Mudam o discurso, a ação e muda o conceito do que é integridade, fidelidade e bandeira ideológica”, conclui a jornalista.  

Um caso recente ratifica as idéias de Teresa Leonel: nas últimas eleições para o governo do Rio, o candidato do PSDB, Eduardo Paes, era o inimigo número um de Sérgio Cabral (PMDB-RJ), líder nas pesquisas de intenção de voto. Nos debates, os ânimos se acirravam e a troca de acusações era recorrente. Sérgio Cabral foi eleito governador do Rio de Janeiro. E convidou Eduardo Paes para assumir a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Estado. Negócio fechado.  

Na corrida eleitoral pela prefeitura do Rio de 2008, Solange Amaral, pré-candidata do DEM, é quem rodou mais por diferentes legendas. No total foram três: PFL, PTB e PV. No histórico de filiações partidárias do senador Marcelo Crivella, encontram-se o Partido Liberal (PL) e o Partido Republicano Brasileiro (PRB). Quem também tem dois partidos no currículo é o deputado federal Fernando Gabeira (PT e PV).
Marcelo Brüzzi     

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: